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Utilize o processo de pesquisas de mercado em benefício da sua empresa e do seu negócio!

Hoje, o conhecimento de mercado é uma das ferramentas organizacionais mais importantes para uma empresa. A pesquisa é uma destas ferramentas que a empresa utiliza para entender melhor sua posição no mercado, fazendo uma análise em relação aos seus concorrentes de forma mais ampla, objetiva e imparcial.

A busca por informação agrega inteligência competitiva as estratégias de marketing, comerciais, fidelização, dentre outras. A pesquisa de mercado auxilia também nas tomadas de decisões, que com os diagnósticos de informações pertinentes, são a base para elaboração de um plano de ação efetivo.

O Sebrae tem uma definição bem objetiva em um artigo intitulado "Pesquisa de mercado: o que é e para que serve - Conheça a definição e aplicação da pesquisa, como definir seu público-alvo e analisar o mercado em que se vai atuar" para ajudar no conceito, também dá dicas de como buscar informações abrangentes de mercado e como estruturar uma pesquisa. Vale a pena a leitura e ver abaixo o vídeo bem curtinho sobre este conceito:

 

 

Mas vamos falar aqui sobre algumas dicas que vão lhe ajudar a obter informações relacionadas diretamente ao seu negócio e a sua empresa, através de plataformas de pesquisas, seja externamente com fornecedores, clientes e também internamente, com equipes, colaboradores e funcionários.

Atualmente a buscas por essas informações tão valiosas, estão sendo feitas de diversas formas. É possível encontrar empresas que oferecem esse serviço de pesquisa ou até mesmo softwares online, onde a empresa com um único módulo pode definir os tipos de buscas, que variam entre ofertas, preços, serviços e obter esses resultados em formato de relatórios.

Um exemplo disso, no módulo de Pesquisa e Diagnóstico do B2BNetwork, é possível que o gestor crie a pesquisa e aplique no mercado via internet. Isso dá a empresa, a oportunidade de testar quais as questões que geralmente são levantadas na hora de criar as estratégias da organização. Os resultados dessa pesquisa aplicada, dará o direcionamento de como está o retorno da organização em relação ao mercado.

A partir desta análise, é possível também segmentar os questionários, trazendo ainda mais precisão e rapidez nos resultados. Eles podem ser aplicados a grupos fechados de participantes. A pesquisa ainda pode tratar de forma evolutiva os questionários, sendo eles recorrentes e com comparativos para a análise completa.

As vantagens na contratação de um módulo de pesquisas para sua empresa, além do custo benefício, é possível que o gestor faça acompanhamento de programas de qualidade, tenha os dados compilados da forma que considerar de maior proveito para tomada de decisões e ainda poder utilizar o mesmo módulo para pesquisas de diferentes segmentos de mercado, utilização de dados demográficos e dados de percepção.

Para as startups, micro e pequenas empresas, que acreditam que não seja um investimento necessário, é importante que vejam a pesquisa como algo que independe do tamanho da organização, sendo também algo que reflete com exata precisão o quão satisfeitos seus clientes estão. Ou ainda, qual a melhor forma para abordar prospectivos.

 

Variações e recursos que são diferenciais em ferramentas de pesquisa, devem ser considerados no momento da contratação. Veja abaixo 3 exemplos:

  • Geração de Leads: Pensando também na captação de novos clientes, as pesquisas podem ser um canal de geração de novos leads. A plataforma contratada deve lhe dar esta possibilidade, de criar campos personalizados e a partir destes campos fazer uma integração com seu sistema de CRM.
  • Diagnósticos e Plano de Ação: Quando você aplica uma pesquisa, automaticamente você está medindo os resultados que são respondidos. A plataforma automaticamente deve apresentar resultados em formato de diagnóstico e a partir desses resultados, apresentar um plano de ação pré-automatizado.
  • Peso e pontuação: quando se formula uma pesquisa, devemos apontar o que é mais relevante para a empresa e poder atribuir pontuação e peso para cada resposta. Assim fica muito mais fácil identificar o estado atual de uma área e também relacionar isso com o mercado e concorrentes.

 

Ainda com todas as vantagens sobre pesquisas aplicadas pela sua própria empresa ou negócio, é possível salientar que questionários com perguntas estratégicas ainda podem trazer dados das outras empresas concorrentes, que dará ao gestor a possibilidade de aprimoramento e se necessária, a releitura das estratégias atuais da empresa.

 

 

Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação, atuando há muitos anos em TI e pelo menos 15 anos em em sistemas integrados de gestão e produtividade empresarial.
    

 

 




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