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Omnichannel: como criar uma experiência unificada para o seu cliente

OmniChannel B2BNetwork

Omnichannel está relacionada a jornada do cliente e em como a conexão de todos os canais de venda e atendimento facilitam a decisão final da compra, simplificando também o processo de venda para a empresa.

A estratégia é de que utilizando plataformas de gestão de negócios, a empresa promova ao consumidor a experiência de utilizar todos os canais disponibilizados pela empresa em um mesmo "ambiente", entregando uma linguagem unificada.

Ao consumidor são apresentadas diversas vantagens de utilização dessa estratégia, desde consulta de preços de produtos e serviços, até o armazenamento de informações, sempre tendo como base a utilização de um portal ou plataforma na internet.

Isso porque o Omnichannel tem o foco total no cliente, ou seja, todas as integrações e módulos são pensando na experiência positiva do consumidor.

Talvez, essa movimentação para o novo conceito de venda pareça um pouco mais lenta para algumas organizações, mas isso acontece, porque nem todas participaram da revolução de compras através do smartphone. Buscar empresas que ofereçam esse tipo de integração de soluções para vendas de produtos e serviços, tende a aumentar cada vez mais.

Se o empreendedor ainda tem dúvidas sobre como isso funciona, basta fazer uma relação do tempo que gastamos utilizando o celular e o tempo gastamos em frente à televisão. Isso é o que muda completamente a forma de investir em vendas no formato "tradicional".

Sendo assim, a compra e pesquisa online já ganhariam espaço ao longo do tempo de qualquer maneira, e é assim que entra o diferencial do Omnichannel: não é apenas a compra, e sim toda a experiência do consumidor que levará a decisão final.

É importante que a empresa entenda, que a compra não está relacionada ao primeiro clique do cliente no site, isso raramente acontece. A compra final está relacionada a pesquisa no canal, a satisfação em poder comparar e encontrar sem dificuldades as informações e as formas de comunicação daquela empresa, isso tudo gera ainda a fidelidade do consumidor satisfeito.

Para aplicar essa estratégia na organização, basta encontrar uma empresa que consolide os sistemas tecnológicos, em uma plataforma capaz de gerenciar todos os canais de venda. A consolidação é um ganho para os dois lados, pois além da experiência do consumidor a organização também poderá oferecer sugestões persuasivas após a compra assistida.

Se mesmo assim, ainda tem dúvidas, veja alguns exemplos abaixo deste posicionamento de centralização da oferta de serviços e produtos:

Microsoft: através do outlook.com, quando você acessa, tem os diversos serviços, softwares, loja, etc, tudo integrado no seu acesso.

Google: seu login e senha do Google, lhe dão acesso a tudo que eles disponibilizam, seja gratuito ou pago, está tudo ali, Gmail, Youtube, Android, Chrome, Photos, Drive, etc.

Apple: iOS, MacOS, iTunes, iCloud, etc e seus "devices".

Adobe: todos seus softwares e agora com a recente aquisição da Magento - plataforma de e-commerce.

Além dessas, temos várias outras como Sales Force, Amazon, IBM, B2BNetwork, etc que estão cada dia mais integrando seus produtos e serviços em um único ambiente, sempre com o intuito de promover este conceito do Omnichannel.

 

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Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação, atuando há muitos anos em TI e pelo menos 15 anos em em sistemas integrados de gestão e produtividade empresarial.
    

 

 




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