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Uma empresa tem que ter uma base atualizada e unificadas de cadastros! Como está a sua?

Principalmente para empresas, é muito importante manter cadastros organizados e atualizados. Parece simples né! Mas a maioria das empresas ainda tem dificuldade com isso. O cadastro deve ser uma coletânea de dados, de diversas fontes e perfis, sejam eles informações de fornecedores, clientes, revendedores e até mesmo funcionários da empresa.

Tendo em vista que a função dos cadastros é otimizar não só as buscas por informações, mas também o relacionamento com os clientes, esta organização de cadastros se tornou uma das ferramentas mais eficazes para validar e armazenar informações. Para isso funcionar de acordo, é necessário a implementação de sistemas de gestão, com esta função, como sua base estrutural.

Além disso, é importante também para acompanhar, registrar todas as informações, identificar necessidades e novas oportunidades, e ainda poder classificar os contatos para agilizar o processo de relacionamento da empresa para com sua base, seja ela de clientes, fornecedores, funcionários, etc.

A "empresa" precisa ter em mente que o cadastro é um dos maiores patrimônios e ativos que ela tem, por isso o investimento em gerenciá-lo deve ser sempre analisado e implantado da melhor forma possível. A partir da decisão de adotar um sistema de gestão para administrar também os cadastros (↗), o empreendedor precisa estar ciente de todas as funcionalidades e benefícios que essa atualização pode oferecer, para poder usufruir 100% dessa ferramenta.

Veja só a importância disso em apenas 2 exemplos:

Processos internos podem ser implantados e melhorados;

São base para a tomada de decisão de investimentos.

Fonte para campanhas de marketing e direcionamento de produtos e serviços;

A partir dos cadastros atualizados e centralizados, podemos gerar indicadores que vão apontar, quais os perfis dos clientes, regiões que eles estão situados, faixa etária, porte, capacidade financeira, sexo, dente outros números.  Muitas vezes as empresas negligenciam a gestão de clientes (e usuários em geral) por acreditar que esse será um tempo investido sem retorno.

Além de passar a entender a importância dos cadastros, a equipe passa a incorporá-lo na rotina de trabalho, após notar as vantagens em ter sempre as informações atualizadas, principalmente no momento de entrar em contato com o usuário. Para as empresas que fazem ações de marketing, o direcionamento que as informações armazenadas fornecem, é imprescindível para que o planejamento de ações promocionais ou de fidelização de clientes funcione corretamente.

A empresa deve pensar em utilizar um sistema de gestão online, pois proporciona, dentre vários outros benefícios, classificar os cadastros por grupos de clientes, fornecedores, colaboradores, etc, gerenciando as permissões de acesso dos usuários ao ambiente virtual da empresa, filtrando o que aquele usuário poderá acessar no sistema.

Um exemplo prático desse senário, é de uma empresa que possui representantes de vendas e que também faça vendas diretas ao cliente final. Neste caso, pode cadastrar os representantes para terem acesso a informações sobre propostas, vendas, lançamentos e valores, enquanto o cliente final só poderá acessar as informações que o gestor considerar relevante, como por exemplo, seu histórico de compras e um canal de comunicação via  Webdesk (↗).

Fazendo nosso "jabá", na Plataforma de Gestão B2BNetwork (↗) você tem uma gestão completa de cadastros e também pode personalizar os tipos/perfis de usuários, podendo ainda decidir de forma personalizada, o que cada perfil vai acessar. Essa organização, pode ser feita em grupos e subgrupos ilimitados.

Entre em contato conosco para conhecer nossa plataforma de gestão!

 

 

Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação, atuando há muitos anos em TI e pelo menos 15 anos em soluções de produtividade via web.
    

 




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