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Programa de excelência e qualidade deve ser aplicado e acompanhado constantemente para melhoria continua, seja na empresa ou em uma rede de franquias.

 

Quando o mercado entendeu que deveria atender não só as expectativas dos clientes, mas também a perspectiva que eles tem sobre os produtos e serviços que consomem, vimos surgir os primeiros parâmetros de qualidade.

Para atender estes parâmetros iniciais era necessário desenvolver algo que pudesse gerara um histórico das tendências de comportamento de cada segmento e que com isso as empresas pudessem monitorar qualquer aspecto que fosse importante para elas, com isso os programas de excelência começaram a ganhar espaço.

Depois dos programas de excelência entrarem no mercado, as garantias de gestão adequada a cada processo se tornaram mais assertivas e as expectativas mais alinhadas. Atualmente esse tipo de programa evoluiu muito e gera uma autoavaliação de departamento e da empresa como um todo, podendo tornar a mudança de gestão administrativa quando necessária mais favorável e com melhoria contínua.

O mesmo programa ainda promove um avanço em um dos pilares de sustentação em uma empresa: os processos. A padronização de cada processo o torna mais estruturado e controlado, isso porque todos os colaboradores seguem o mesmo método, garantindo a continuidade e qualidade do trabalho aplicado.

Como o objetivo principal desse tipo de programa é avaliar se todos os processos estão sendo aplicados da melhor forma e principalmente, tendo o melhor retorno possível, alguns controles como os indicadores de qualidade são peças chaves na hora do acompanhamento.

Desde quando se inicia a pesquisa para o desenvolvimento de um novo produto ou serviço, até a entrega final dele ao cliente, são aplicados diversos procedimentos, várias etapas, colaboradores envolvidos e muitos processos devem ser cumpridos. A única forma de garantir que a entrega final estará de acordo com o escopo, é garantindo a qualidade de cada uma destas etapas e isso resultará em um produto ou serviço único, com qualidade.

Claro que a entrega final com a máxima qualidade, gera muito mais do que a satisfação do cliente. É a certificação do sucesso dessa entrega que aumenta a rentabilidade do negócio. Além do controle diminuir os retrabalhos, a empresa aumenta seus lucros e garante a fidelização de seus consumidores e seus clientes satisfeitos.

O uso dessa metodologia de autoavaliação se aplicado também a gestão de pessoas, garantirá que a implementação de normas abranja a todos os níveis hierárquicos dentro da organização. Ou seja, o padrão de qualidade é aplicado a todos, além disso, os líderes também devem difundir os valores e incentivar a mudança.

Esse é um sistema que trará inúmeros benefícios, tanto no aspecto de rentabilidade como de clima organizacional. Isso traz benefícios mais aparentes como o comprometimento dos colaboradores - por estarem em equipes com maior sinergia e também um ambiente mais saudável e organizado. Proporciona também maior rentabilidade como impacto direto do "não retrabalho", pois os processos são finalizados mais rápidos e com menos erros.

 

Melhoria constate: diferencial ou exigência!

A qualidade não está só na aplicação e identificação de processos e checklists. Quando identificado algum desvio ou processo fora do previsto, deve-se aplicar processos simples de melhorias constantes. Ou seja, após identificar que algo não está de acordo, o passo seguinte é providenciar a correção, acompanhar se a correção surtiu efeito e tratar com os responsáveis cada ponto da não conformidade apontada.

Isso pode ser realizado de forma manual, por documentos impressos, ou até por uma planilha no Excel. Porém a forma mais eficaz de realizar algo desse tipo é  utilizando um software e melhor ainda se for online com controle de acesso e gerenciável pelos gestores. Uma das maiores vantagens de se usar uma solução mais estruturada é o histórico de todas as etapas e poder visualizar onde a empresa estava e onde ela chegou.

O B2BNetwork tem uma solução pronta para isso e pode ajudar sua empresa a implantar ou melhorar os processos de qualidade e ainda proporcionar os fluxos de melhoria constante. Aguardamos seu contato!

 

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Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação, atuando há muitos anos em TI e pelo menos 15 anos em em sistemas integrados de gestão e produtividade empresarial.
    

 




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