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A Gestão de Redes de Franquia baseado em plataformas de gestão é um dos pilares para o sucesso da rede.

 

A administração de uma empresa não é fácil e tem se tornado quase impossível sem um sistema de gestão, onde é possível padronizar processos, interagir com departamentos, compartilhar documentos e etc. Mas uma rede de franquias é com certeza impossível ser administrada sem um software de gestão, onde possa ser feita toda a integração das unidades franqueadas e principalmente toda a padronização desde atendimento, processos até os chamados e documentos emitidos.

Existem muitas peculiaridades que variam de rede para rede, por isso encontrar um sistema que atenda a todas as necessidades é fundamental. Mas existem alguns pontos a serem levados em consideração, que são utilizados em todos os tipos de franquia, independentemente do tipo de produto ou serviço oferecido, pois neste caso é o processo de gestão da rede que importa.

Um desses pontos é o aumento das vendas das unidades franqueadas. Quando você administra uma rede de franquias, é muito importante manter a qualidade do serviço oferecido pelo franqueado, pois a visibilidade positiva de forma geral dessa rede, irá aumentar diretamente as vendas da unidade franqueada.

Isso requer um trabalho conjunto da franqueadora e de todos os franqueados, não importando onde estejam pois, todos tem que estar em constante alinhamento para o crescimento total da rede.

 

Além disso, como existe a possibilidade do cliente consumir o produto ou serviço em outras unidades da franquia, ferramentas como gerenciamento de propostas ou contratos, devem estar de acordo com o padrão do franqueador, para não gerar frustração e nem perda do cliente.

Para o acompanhamento e interação das unidades franqueadas e dos franqueadores, é possível fazer supervisões e consultas de forma online e a qualquer momento, além de poder visualizar metas e históricos. Essas são informações que diminuem gastos com visitas físicas, já que poderão ocorrer com maior frequência e aumentado o apoio e suporte, consequentemente garantindo o sucesso do franqueado.

Para o franqueador, o uso de sistemas de gestão para sua rede franqueada é importante para conhecer o desenvolvimento das unidades, seja para reforço de protocolo ou reestruturação de alguma unidade que não esteja com bons resultados. E pensando em protocolos de segurança, seja das informações e dos franqueados o  acesso limitado e com perfis definidos, permitindo que sejam feitas interferências em cadastros e/ou vários tipos de interações e procedimentos, tais como: agendamentos de reuniões (online e presenciais) preenchimentos de relatórios, controle de implantação de unidades, abertura e acompanhamento de chamados, checklists de qualidade, formulários de informação, treinamentos online, extranet, pedidos, acesso a manuais, procedimentos, campanhas e materiais de marketing e por aí vai.

 

Para a unidade franqueada, os benefícios são inúmeros, já que independente da interação com toda a rede, o sistema de gestão oferece ferramentas para a organização e controle financeiro individual, registro de rotinas, metodologias, etc, através dos recursos citados acima.

O sistema de gestão de franquias tem como objetivo a integração e padronização da rede, mas ele é também uma vantagem competitiva, já que o comprador da franquia terá uma metodologia sólida para se pautar, tornando sua gestão muito mais descomplicada.

Uma rede que preza em oferecer soluções para seus franqueados, rotinas mais claras e respaldo, precisa ter uma gestão bem preparada. A marca apresenta aos franqueadores uma solução disponível, acessível e padronizada onde não há necessidade do gestor da unidade desenvolver novos processos, sendo estes oferecidos pela franquia. Afinal esse é uma das principais vantagens do sistema de franquias: know-how

 

Tags: gestão, franquia, rede, organização, prazo, gestão, produto, franqueados

 

 

Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação, atuando há muitos anos em TI e pelo menos 15 anos em em sistemas integrados de gestão e produtividade empresarial.
    

 




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