B2BNetwork > Soluções web para gestão de negócios!

A solução de gestão empresarial mais completa do mercado! Usuários ilimitados, modular e integrada para lhe anteder hoje e no seu crescimento futuro. Fluxo de informações totalmente integrado entre áreas da empresa, integrando equipes, colaboradores, clientes e fornecedores. Online e modular para GESTÃO de pessoas, processos, produtos e serviços na empresa. As informações fluem pelos departamentos de forma organizada e com histórico permanente. comercial@b2bnetwork.com.br https://www.b2bnetwork.com.br/dash/uploads/cliente/logo_site.png (19) 2121-0501 Rua das Orquídeas, 777 – Condomínio Office Premium / Sala 802 Business / Jardim Pompéia / Indaiatuba / SP – Cep: 13.345-040 pt-BR
+55 (19) 2121.0501 Contate-nos!

Trabalho remoto: desafios e perspectivas

 

Há alguns anos muitas empresas têm discutido sobre a questão do trabalho remoto. Essa discussão ganhou novos contornos com a reforma trabalhista em 2017. Porém, com o agravamento da pandemia do coronavírus (Covid-19), muitas organizações se depararam com tal realidade de maneira inesperada, sem a possibilidade de um planejamento prévio. Em breve, com o retorno das atividades do cotidiano, as organizações terão que refletir sobre essa modalidade de trabalho e evoluir neste sentido. Por isso, no post de hoje vamos fazer uma reflexão sobre os desafios do trabalho remoto.

 

O que é trabalho remoto?

Em primeiro lugar, é fundamental esclarecer: o que muitas empresas estão vivenciando devido à pandemia do Covid-19 não é trabalho remoto, mas sim home office.

Pela Lei 13.467/2017, o teletrabalho (ou o trabalho remoto) é considerado a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo. E essa prática precisa estar prevista, de maneira clara, no próprio contrato de trabalho do colaborador.

Já em relação ao home office (que é a situação de muitos colaboradores durante a pandemia do coronavírus), o local de trabalho contratual continua sendo a empresa do empregador. Porém, por alguma excepcionalidade ou algo eventual, o trabalho pode ser realizado temporariamente da própria casa do trabalhador.

 

Trabalho remoto: o que é preciso ter em atenção

Realizar suas atividades profissionais fora da empresa pode parecer, em um primeiro momento, algo extremamente tentador. Porém, se essa modalidade não for bem estruturada, ela trará desvantagens tanto para o colaborador quanto para o empregador. Por isso, é importante levar em consideração:

 

Infraestrutura

No geral, a empresa é responsável por custear as ferramentas para que seu colaborador realize suas atividades. Por exemplo, o notebook, licenças de determinados softwares, a conta da internet ou outros equipamentos mais específicos, no geral, ficam a cargo da empresa. Porém, outros custos (que existem), mas são difíceis de mensurar, como energia e água, acabam sendo absorvidos pelo trabalhador.

 

Disciplina

Muitas vezes a modalidade de trabalho remoto permite que o colaborador tenha uma maior flexibilidade de horários, pois a lei reconhece que não há necessidade de controlar horário. O importante mesmo é acompanhar a produtividade dos colaboradores. Por isso, é necessário ter muita disciplina para a realização das atividades sem a necessidade de uma cobrança constante.

 

Redução de custos

Do ponto de vista da empresa, a adoção da prática do trabalho remoto pode gerar economia com energia elétrica, água, café, copos descartáveis, papel, redução da infraestrutura necessária (logo, economia com aluguel de espaços), dentre outros.

Com esta necessidade imperativa de home office devido à pandemia do coronavírus, uma lição que se pode tirar deste período tão trágico é refletir como integrar o trabalho remoto nas franquias.  O uso de uma plataforma de gestão de franquias agrega valor ao negócio, potencializado os resultados para todos, além de flexibilizar a possibilidade que parte da equipe faça trabalho remoto. Nós, da B2BNetwork, somos especialistas em soluções para agregar valor ao modelo de franquias.

 

Quer acompanhar todas as inovações e tendências para o setor de franquias? Assine nosso newsletter para ficar por dentro de todas as novidades.

 

Tags: Franquias; franchising; gestão de rede de franquias; integração; home office; trabalho remoto; coronavírus.

Photo by Pixabay from Pexels

 

Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação, atuando há muitos anos em TI e pelo menos 15 anos em em sistemas integrados de gestão e produtividade empresarial.
    

 




Soluções web para gestão de negócios!

 

PLATAFORMA PARA GESTÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS

Com a Plataforma de Gestão B2BNetwork, você tem módulos para vender, treinar, gerenciar, organizar, acompanhar e gerir sua empresa.

Clique aqui e nos envie seus dados que ligarmos para você!

Voltar