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Gestão para redes de franquias: a importância de uma gestão de consultoria de campo integrada

 

Nos últimos posts temos abordado a importância da integração para uma gestão eficiente para as redes de franquias como, por exemplo, a fase de implantação de novas unidades e o Serviço de Apoio ao Franqueado (SAF), a importância da integração em um único ambiente ou os desafios para a expansão.

Muitos dos nossos clientes estão sugerindo alguns temas. Por isso, hoje vamos falar sobre a importância da consultoria de campo.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) ressalta a importância da consultoria de campo que, além de ter papel decisivo na garantia dos padrões para a integridade da rede, é uma atividade que proporciona o benefício mais perceptível para o franqueado. É nas visitas de consultoria de campo que o franqueado obtém as orientações que o ajudam a alcançar uma melhor performance e se desenvolver.

 

Consultoria de campo: principais relatórios

Quando se trata de consultoria de campo, há diversos relatórios de monitoria e controle:

  • relatório de visitas;
  • checklist;
  • plano de ação;
  • controle de não conformidades.

Além disso, também é importante destacar que toda visita de campo deve obedecer a um planejamento com os itens bem definidos para ser possível ter uma visão ampla dos pontos a serem analisados.

 

Relatórios de visitas

Os relatórios de visitas são os de monitoria que registram todas as informações coletadas, analisadas e verificadas durante as visitas de campo. Durante as visitas, é necessário avaliar tanto a padronização operacional, como também a gestão do negócio.

 

Checklist

Uma das ferramentas mais importantes na consultoria de campo é o checklist. Os checklists permitem mostrar ao franqueado quais são os pontos exatos que serão avaliados e monitorados pela franqueadora e suas expectativas dentro do padrão da marca. Além disso, com o armazenamento da informação de maneira correta, é possível fazer o acompanhamento do histórico e da evolução.

 

Plano de Ação

O Plano de Ação é um método de identificar, organizar e controlar as ações necessárias para que os objetivos propostos sejam atingidos. Assim, através da consultoria de campo, são propostas ações para a solução dos problemas identificados, assim como avaliar os resultados obtidos. Ou seja, é uma forma de superar as fragilidades encontradas, assim como disseminar as boas práticas da marca.

 

Controle de não conformidades

O Controle de não conformidades não tem como objetivo penalizar o franqueado, mas sim ser uma forma de monitorar e garantir os padrões de qualidade da marca e promover a melhoria contínua dos processos. Assim, é fundamental que a franqueadora tenha padrões de relatórios e controles que consigam identificar erros nos processos (que são, na verdade, as não conformidades), assim como ter um método e processos claros para solucioná-los.

A consultoria de campo pode ser um desafio para qualquer franqueadora. Por isso, a utilização de ferramentas tecnológicas, assim como parcerias com empresas com expertise torna-se essencial para que haja uma maior assertividade nesta atividade.

Assim, o uso de uma plataforma de gestão de franquias agrega valor ao negócio, potencializado os resultados para todos.  E é isso que nós, da B2BNetwork, fazemos: somos especialistas em soluções para agregar valor ao modelo de franquias.

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Palavras-chaves: Franquias; franchising; gestão de rede de franquias; consultoria de campo; relatório de visitas; checklist; plano de ação; controles.

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Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação, atuando há muitos anos em TI e pelo menos 15 anos em soluções de produtividade via web.
    

 




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