B2BNetwork > Soluções web para gestão de negócios!

A solução de gestão empresarial mais completa do mercado! Usuários ilimitados, modular e integrada para lhe anteder hoje e no seu crescimento futuro. Fluxo de informações totalmente integrado entre áreas da empresa, integrando equipes, colaboradores, clientes e fornecedores. Online e modular para GESTÃO de pessoas, processos, produtos e serviços na empresa. As informações fluem pelos departamentos de forma organizada e com histórico permanente. comercial@b2bnetwork.com.br https://www.b2bnetwork.com.br/dash/uploads/cliente/logo_site.png (19) 2121-0501 Rua das Orquídeas, 777 – Condomínio Office Premium / Sala 802 Business / Jardim Pompéia / Indaiatuba / SP – Cep: 13.345-040 pt-BR
+55 (19) 2121.0501 Contate-nos!

SIGE - Sistemas Integrados de Gestão Empresarial ganhos e algumas vantagens em relação aos ERPs tradicionais

O SIGE vem com uma proposta mais estruturada e integrada nativamente. Os fluxos são desenhados com base em um conceito comum de mercado e as suas funções e processos já vem prontos e integrados por padrão.

 

O SIGE - Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, basicamente surgiu do conceito de ERP - do inglês "Enterprise Resourse Planning" - e o objetivo de ambos são os mesmos: Gerenciar empresas, integrando, organizando, agrupando e estruturando processos, pessoas, produtos e serviços em um mesmo sistema. O resultado disso é apresentar as informações gerenciais da empresa para que a gestão possa ser realizada com base em dados concretos.

 

Em um ERP, ele tem sua base de dados, mas os processos e fluxos de informação são desenhados, desenvolvidos e programados de acordo com os fluxos da empresa. Fazendo uma analogia com um terno, o ERP é um terno feito por um alfaiate, que tira todas suas medidas, corta e costura o seu terno para você especificamente. O tecido, linhas, adereços são padrão, mas é costurado de acordo com seu corpo.

 

O SIGE vem com uma proposta mais estruturada e integrada nativamente. Os fluxos são desenhados com base em um conceito comum de mercado e as suas funções e processos já vem prontos e integrados por padrão.  Usando a analogia do terno, neste caso você vai a uma loja e compra um terno pronto, mas que ainda aceita alguns ajustes, como o comprimento da barra, da manga, etc.

 

Os SIGEs são feitos para unificar as informações de uma empresa e seus diversos departamentos. Além disso proporciona parametrização de dados, organização dos fluxos de informação e alinhamento dos processos internos do negócio de uma empresa. Em alguns casos realiza também a integração de subsistemas, os quais chamaremos aqui de módulos.

 

A solução de Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE) propõe uma revisão no conceito de sistema de gestão, oferecendo um sistema completo, modular, de preferência online, com proposta de preço acessível e incorporado a um modelo de negócio baseado em escala e pensado especificamente para o segmento das MPMEs. Na estrutura proposta pelo SIGE é atender diversos setores e departamentos das empresas e ainda como benefício adicional, poder contratar somente módulos ou as funcionalidades necessárias, não precisando contratar um sistema inteiro, como acontece hoje com os ERPs. Outro ponto muito importante a ser considerado é que neste formado apresentado, não há custos referentes à infraestrutura interna ou externa e o preço deve estar alinhado com as possibilidades de investimento das empresas.

 

Do ERP ao SIGE

As grandes corporações já trabalham com sistemas integrados desde sempre. Mas é um processo caro, custoso e muito trabalhoso, fazer isso funcionar de forma integrada. Com o tempo e mais recentemente as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), foram identificando que também precisam de sistemas totalmente integrados, mas ao mesmo tempo não tem caixa para investir em um sistema de grande porte que possa ser desenhado de acordo com suas necessidades e com isso tem aderido cada vez mais a sistemas prontos que já proporcionam sua integração nativa das informações e seus processos internos.

 

Cada vez mais as empresas estão vendo a necessidade de ver e analisar suas informações em tempo real. Os processos internos, mais estruturados, precisam ser parametrizados e seguidos e isso só se consegue efetivamente através de sistemas de gestão. A integração entre os departamentos se faz hoje como uma obrigação e não mais como uma opção, ou seja, desde a captação de um novo cliente, até o pós venda tem que estar todo integrado de uma ponta a outra.

 

Infraestrutura para um SIGE

 

Os ERPs tradicionais exigem que a empresa instale uma infraestrutura própria para que o sistema seja instalado nesta estrutura e possa ser acessado por todos. Atualmente os SIGEs são sistemas totalmente online e rodam em infraestrutura do próprio fornecedor do sistema. Isso tem ganhos infinitamente maior em relação aos ERPs. Vamos ver alguns destes ganhos:

  • Não há custos com infraestrutura própria;
  • Os softwares já são feitos em linguagem nativa de internet e são hospedados como websites;
  • Podem ser acessados de qualquer lugar a qualquer hora e de diversos tipos de "devices";
  • São modulares e os preços variam de acordo com a quantidade de módulos que é contratado;
  • São facilmente expandidos, pois uma estrutura online em nuvem são elásticas e sem limites fisicos de funcionamento;
  • São contratados em formato de SAAS - software como serviço (em sua maioria);
  • Uma micro empresa pode usufruir de um mesmo SIGE que empresas maiores, porém contratando menos módulos e menos recursos do sistema, consequentemente mais baratos;

 

 

Implantação e Operação de um SIGE

 

Além de tudo que citamos acima, um SIGE também oferece ganhos de implantação e operação.

 

Um ERP que foi desenhado especificamente para uma empresa, tem custos de adicionais de desenhos de manuais, treinamentos são específicos para aquela empresa e qualquer ajuste de sistema custa uma fortuna, pois tudo tem que ser analisado antes de se alterar uma vírgula naquele sistema específico.

 

Um SIGE, é um sistema único que é utilizado por muitos clientes. Isso traz ganhos de escala, pois, um manual serve para todos os usuários e todos os clientes. A curva de aprendizado dos usuários que utilizam o SIGE é reduzida drasticamente, pois um usuário ensina o outro e ao mudar de departamento, não há perda de produtividade devido as interfaces serem bem parecidas.

 

Até internamente há ganhos de produtividade. Ajustes e melhorias são mais facilmente implementados, pois, o sistema é conhecido pelos seus arquitetos de informação e desenvolvedores. Padronização de interfaces, telas, funções, menus etc, trazem velocidade nos diversos processos de desenvolvimento do SIGE.

 

Podemos falar por horas e horas desse assunto, mas resumindo, as empresas precisam de gestão ágil para sobreviver e utilizar um sistema que lhe proporcionará integração de ponta a ponta e dará uma visão ampla de todo o negócio.

 

E fazendo nosso "jabá", na Plataforma de Gestão B2BNetwork você tem uma gestão completa dos diversos departamentos da sua empresa, em uma única plataforma online, modular e pronta para uso. Entre em contato conosco, para conhecer como podemos melhorar a gestão da sua empresa e dos seus negócios!

 

 

Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação, atuando há muitos anos em TI e pelo menos 15 anos em em sistemas integrados de gestão e produtividade empresarial.
    

 




Soluções web para gestão de negócios!

 

PLATAFORMA PARA GESTÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS

Com a Plataforma de Gestão B2BNetwork, você tem módulos para vender, treinar, gerenciar, organizar, acompanhar e gerir sua empresa.

Clique aqui e nos envie seus dados que ligarmos para você!

Voltar