B2BNetwork - Soluções web para gestão de negócios!

Plataforma online para Gestão Descomplicada da sua empresa e dos seus negócios! Nosso objetivo é prover módulos de sistemas integrados, provendo informação e interatividade entre colaboradores, clientes, fornecedores, representantes, distribuidores, investidores, etc, ou seja, toda cadeia de pessoas e processos envolvidos. comercial@b2bnetwork.com.br https://www.b2bnetwork.com.br/dash/uploads/cliente/logo_site.png T:19 2121.0501 | T:11 2626.1496 Rua Lauro Vanucci, 1020
Jardim Santa Cândida
Campinas / São Paulo
CEP: 13087-548
+55 (19) 2121.0501 Contate-nos!

Gestão para redes de franquias: a importância do endomarketing e outros indicadores para o sucesso do negócio.

Gestão para redes de franquias: a importância do endomarketing e outros indicadores para o sucesso do negócio.

 

 

 

O ano de 2020 iniciou com inúmeros indicadores positivos para o setor de franquias no Brasil. Porém, com todas as incertezas trazidas pela pandemia do coronavíus (Covid-19) e a desaceleração da maior parte dos segmentos, há muitos desafios para serem enfrentados por todos os setores.

 

Por isso, é importante usar esse momento onde as atividades estão menos intensas para refazer o planejamento dos negócios e implementar ações que, devido à correria da rotina, sempre ficam em segundo plano. Por isso, o post de hoje é sobre a importância da integração do endomarketing e outros fatores internos para o sucesso da rede de franquias.

 

O que é endomarketing

 

Endomarketing, como revela o próprio nome, é o marketing interno. Ou seja, é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa e visa melhorar imagem da organização entre os seus próprios colaboradores. Ações bem planejadas e implementadas de endomarketing visam a geração de uma equipe motivada, reduzindo, também, o turnover (taxa de rotatividade dos colaboradores).

 

Porém, é importante não confundir endomarketing com comunicação interna. O endomarketing, como abordado, tem um foco mais motivacional para os colaboradores dos franqueados. Já a comunicação interna refere-se às estratégias definidas pela franqueadora para que haja uma padronização e fluidez na comunicação com sua rede de franqueados e, por sua vez, com os colaboradores. Obviamente que o endomarketing e a comunicação interna precisam estar integradas para uma maior efetividade das estratégias.

 

Integração interna e os benefícios para a rede de franquias.

 

O planejamento e a implementação de estratégias e ações sólidas de endomarketing vão influenciar, positivamente, no próprio clima organizacional. E isso contribui para a diminuição da rotatividade dos seus colaboradores. Assim, todos os investimentos em treinamentos e capacitações que são necessárias acabam tendo retornos mais sólidos. Além disso, colaboradores motivados têm uma ampliação de produtividade que aumenta a lucratividade da franquia.

 

Uma ação interessante para ser implementada dentro da estratégia de endomarketing para a rede de franquias é definir uma política de plano de carreiras sólida e transparente, com metas e indicadores bem definidos. Isso proporciona que os colaboradores tenham uma visão muito clara sobre seu próprio futuro profissional.

 

Cuidar da gestão eficiente dos seus colaboradores, através de políticas bem definidas e acompanhamento através de indicadores é fundamental para o sucesso da rede de franquias. E encontrar parceiros com expertise em soluções para o segmento de franchising é essencial. É isso que nós, da B2BNetwork, fazemos: somos especialistas em soluções para agregar valor ao modelo de franquias.

 

Quer acompanhar todas as inovações e tendências para o setor de franquias? Assine nosso newsletter para ficar por dentro de todas as novidades.

 

Palavras-chaves: Franquias; franchising; gestão de rede de franquias; endomarketing; comunicação interna; indicadores; franqueados; franqueadores.

Photo by Canva Studio from Pexels

 

Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação, atuando há muitos anos em TI e pelo menos 15 anos em soluções de produtividade via web.
    

 




Soluções web para gestão de negócios!

 

PLATAFORMA PARA GESTÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS

Com a Plataforma de Gestão B2BNetwork, você tem módulos para vender, treinar, gerenciar, organizar, acompanhar e gerir sua empresa.

Clique aqui e nos envie seus dados que ligarmos para você!

Voltar