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Vendas e pós-vendas: onde um termina e o outro começa?

Entenda a importância do atendimento e do uso de tecnologias para uma maior eficiência das vendas e do pós-venda

O consumidor tem se tornado cada vez mais exigente. Se antes as empresas precisavam apenas oferecer um produto ou serviço diferenciado, nos últimos anos o atendimento tem se tornado fundamental para a fidelização dos clientes.

E como os consumidores estão, cada vez mais, utilizando as tecnologias para o seu cotidiano, isso também tem influenciado os seus hábitos de consumo e suas expectativas. E para entender como é possível otimizar o atendimento com o uso da tecnologia na venda e no pós-vendas, nosso post vai abordar exatamente isso. Ficou curioso?

 

Atendimento nas vendas e o uso de tecnologias

Em primeiro lugar, é preciso entender que o bom atendimento durante as vendas pode ser o grande diferencial para as empresas. De que forma?

  • Atendimento eficaz: o consumidor, inserido em um ambiente de mudança, torna-se ainda mais exigente em relação ao atendimento. Assim, é necessário que as empresas definam processos para um atendimento eficiente. E o uso da tecnologia torna-se fundamental para alcançar essa eficiência.
  • Comunicação rápida e eficiente: as questões geográficas tornaram-se relativas, pois o uso das tecnologias possibilita que exista uma “aproximação”. Mas, para isso, é necessária uma comunicação adequada que conecte os consumidores e as empresas;
  • Relacionamento mais próximo: o consumidor quer estar próximo das empresas que escolheu para se relacionar, sentindo-se especial e único. Para isso, é fundamental o uso de tecnologias que respondam, de maneira rápida, a esses desejos e expectativas dos clientes.

 

Pós-vendas: como se diferenciar

De maneira direta, o pós-venda é atendimento prestado ao cliente após a compra de um produto ou de um serviço. Porém, é importante entender que o pós-venda é tão ou mais importante que as outras etapas do processo comercial, pois é ele que vai garantir a continuidade do relacionamento com o cliente em um círculo virtuoso.

Por isso, é fundamental que a empresa utilize a tecnologia como sua aliada para a fidelização dos seus clientes durante a fase do pós-venda.

E como a tecnologia pode auxiliar o pós-venda? Através da utilização de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo,  é possível realizar uma gestão do relacionamento com os clientes de maneira efetiva e assertiva.

É um erro as organizações planejarem as vendas e o pós-venda como fluxos distintos. Na verdade, eles estão interligados e precisam trabalhar em sinergia para potencializar os resultados para a empresa.

 

Assim, o uso de sistemas de gestão torna-se fundamental para gerar na organização produtividade, dinamismo e flexibilidade. É necessário que haja uma integração entre os sistemas para direcionar melhor a atuação dos profissionais envolvidos. É isso que nós, da B2BNetwork, fazemos: somos especialistas em soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer continuar acompanhando todas as novidades relacionadas com inovação para as empresas? Assine nosso newsletter para ficar por dentro de todas as novidades.

 

Palavras-chaves: venda; pós-venda; lucratividade: rentabilidade; produtividade; processos; inovação.

Photo from Pexel

 

Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação, atuando há muitos anos em TI e pelo menos 15 anos em em sistemas integrados de gestão e produtividade empresarial.
    

 



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