B2BNetwork - Sistema integrado de gestão empresarial!

Sistema integrado de gestão empresarial para Gestão Descomplicada da sua empresa e dos seus negócios! É a área de trabalho dos seus funcionários! Módulos totalmente integrados, provendo informação e interatividade entre colaboradores, clientes, fornecedores, representantes, distribuidores, investidores, etc, ou seja, toda cadeia de pessoas e processos envolvidos. E pra completar, somos o ERP Online mais completo do mercado. comercial@b2bnetwork.com.br https://www.b2bnetwork.com.br/dash/uploads/cliente/logo_site.png T:19 2121.0501 | T:11 2626.1496 Rua das Orquídeas, 777 – Condomínio Office Premium / Sala 802 Business / Jardim Pompéia / Indaiatuba / SP – Cep: 13.345-040 pt-BR
+55 (19) 2121.0501 Contate-nos!

Os valores organizacionais como parte da cultura da sua empresa

Entenda a importância dos valores organizacionais e como eles podem afetar a cultura de uma empresa e os seus resultados

Já vimos que os colaboradores representam a alma de qualquer organização. Por isso, mesmo com muito avanço tecnológico, ter uma gestão mais eficiente de pessoas é fundamental, pois trará grandes impactos para a cultura da empresa e, por sua vez, na geração de bons resultados. E onde os valores organizacionais impactam nisso tudo? Para entender a importância dos valores organizacionais na cultura da organização, no post de hoje vamos abordar exatamente esse tema. Ficou curioso? Vamos lá!

 

Mas o que são valores organizacionais?

Os valores organizacionais formam um conjunto de características e princípios éticos de uma organização e que direcionam os aspectos morais e de conduta. Desta forma, estabelece uma boa relação com colaboradores, clientes e com a sociedade como um todo.

Assim, os valores de uma organização são pontos “não negociáveis” por ela, ou seja, são as crenças que a empresa acredita e norteia toda a sua conduta. Esses valores precisam ser respeitados à medida que a organização busca atingir suas metas e conduzir os seus negócios.

Um cuidado muito importante é que os valores não devem ser tratados apenas como frases de impacto ou mesmo mensagens vazias. Na verdade, a identidade de uma organização é alicerçada a partir dos seus valores.

 

E como os valores organizacionais afetam a cultura de uma empresa?

Como dito anteriormente, os valores organizacionais são aqueles valores inegociáveis para a empresa, seja na sua relação com seus colaboradores, clientes, parceiros, dentre outros. Já a cultura organizacional representa os hábitos, as crenças, os valores e as políticas internas e externas de uma empresa. Ou seja, a cultura organizacional define a forma como a empresa conduz seus negócios. Desta forma, os valores são um dos alicerces que sustenta a cultura de uma organização.

 

Por exemplo, se um dos valores organizacionais é a ética, ela também fará parte da cultura da empresa. Logo, essa organização manterá relações éticas com seus parceiros, como os fornecedores, sendo intoleradas práticas que violem esse princípio. Lembre-se: os valores são pontos que não são negociados, ou seja, são fundamentais para uma organização e irão direcionar toda a sua conduta e o comportamento dos seus colaboradores. Além disso, tais valores organizacionais podem ser importantes nos momentos críticos: ainda utilizando o exemplo anterior, se um funcionário utilizou o seu cargo para conseguir algum benefício, mesmo que indireto, de um fornecedor, fica claro que isso fere tanto os valores quanto a cultura de uma organização. Nenhuma justificativa será válida para esta situação, porque a ética é inegociável para a empresa.

 

E a tecnologia pode ajudar a preservar os valores e a cultura de uma organização, através da padronização de processos. E é isso que nós, da B2BNetwork, fazemos: somos especialistas em soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer continuar acompanhando todas as novidades relacionadas com inovação para as empresas? Assine nosso newsletter para ficar por dentro de todas as novidades.

 

Palavras-chaves: valores; ética; cultura; melhoria contínua; lucratividade; rentabilidade; produtividade; processos; inovação.

Photo by Fauxels from Pexel

 

 

Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação, atuando há muitos anos em TI e pelo menos 15 anos em em sistemas integrados de gestão e produtividade empresarial.
    

 




Soluções web para gestão de negócios!

 

PLATAFORMA PARA GESTÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS

Com a Plataforma de Gestão B2BNetwork, você tem módulos para vender, treinar, gerenciar, organizar, acompanhar e gerir sua empresa.

Clique aqui e nos envie seus dados que ligarmos para você!

Voltar