B2BNetwork - Sistema integrado de gestão empresarial!

Sistema integrado de gestão empresarial para Gestão Descomplicada da sua empresa e dos seus negócios! É a área de trabalho dos seus funcionários! Módulos totalmente integrados, provendo informação e interatividade entre colaboradores, clientes, fornecedores, representantes, distribuidores, investidores, etc, ou seja, toda cadeia de pessoas e processos envolvidos. E pra completar, somos o ERP Online mais completo do mercado. comercial@b2bnetwork.com.br https://www.b2bnetwork.com.br/dash/uploads/cliente/logo_site.png T:19 2121.0501 | T:11 2626.1496 Rua das Orquídeas, 777 – Condomínio Office Premium / Sala 802 Business / Jardim Pompéia / Indaiatuba / SP – Cep: 13.345-040 pt-BR
+55 (19) 2121.0501 Contate-nos!

Gestão de Negócios: entendendo pessoas, processos e produtos/serviços

Qual a importância da gestão de negócios para o futuro da empresa? Entenda a gestão de pessoas, processos, produtos e serviços.

Diante de tantos problemas que o mercado de trabalho apresentou aos brasileiros, mesmo antes da crise pandêmica do vírus Covid-19, muitos escolheram se reinventar e lançaram-se de cabeça no mundo dos negócios, aproveitando todos os recursos de plataformas digitais, utilizando a tecnologia a seu favor.

Assim, no meio desse cenário caótico, novos empreendedores descobriram o que muitos empresários já sabem há anos: fazer a gestão de negócios não é uma tarefa fácil.

São muitos os desafios que o empreendedor deve assumir, como o gerenciamento de pessoas, processos, produtos ou serviços, de indicadores de desempenho (KPI), entre outros.

Qual a importância desses elementos na gestão de negócios? Continue a leitura para entender mais sobre o assunto.

 

O que é Gestão de Negócios?

De acordo com a definição administrativa, fazer a gestão de negócios significa gerenciar ações e tomar decisões assertivas para obter resultados qualificados em prol do sucesso da empresa.

Enganam-se quem acredita que gerenciar o negócio é um papel restrito ao dono, pois tal resultado é mediado pela união de conhecimentos técnicos e experiência de cada colaborador(a).

Fazer a gestão do negócio vai além de um departamento. É preciso reconhecer a importância de cada setor, do atendimento à logística e considerar sua unidade. Todas as etapas são importantes para o resultado final – a experiência positiva com o seu cliente.

 

As Pessoas Importam

As pessoas são recursos importantes para o sucesso da organização, responsáveis diretas pela qualidade de tudo que se faz para a entrega de “valor” aos clientes.

Para manter a qualidade e produtividade, é imprescindível considerar os fatores humanos da organização. O que tem atrapalhado o desenvolvimento ou adaptação dos funcionários? Qual a frequência de repasse do feedback aos colaboradores? É papel de um gestor imergir como líder, motivando, mediando e solucionando os principais problemas que afetam o desempenho de sua equipe. Outro ponto que ajuda muito e que muitas vezes são ignorados pelos gestores, é o mapeamento de tudo que cada colaborador deve fazer e qual seu papel na empresa. Não estamos falando me materiais complexos e caros não. Um simples documento de texto com um texto simples, claro e uma lista de atividades e responsabilidades já vai evitar muita dor de cabeça e melhorar a produtividade.

 

Entendendo e Gerenciando os Processos

Tudo o que existe dentro da empresa é fruto de um processo – por mais simples que ele seja. Fazer a gestão de processos é: identificar, padronizar, otimizar, torná-los mais ágeis e acessíveis aos colaboradores.

Com processos mais simples e flexíveis, é possível reduzir o volume de recursos desperdiçados - sejam humanos, materiais ou financeiros –, aumentar a produtividade e, ainda, introduzir com facilidade novos membros à equipe.

É importante ressaltar que a gestão de processos deve ser contínua. A organização deve estar aberta a novas ferramentas para se adaptar às exigências e necessidades do mercado.

 

Gestão de Qualidade dos Produtos ou Serviços

Na gestão de negócios, é fundamental pensar sempre na gestão de qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Cabe ao gestor encontrar bons Indicadores de Desempenho (KPI), que reflitam o sucesso da organização por meio de dados.

Os indicadores de desempenho podem ser grandes aliados na hora de avaliar:

• O cumprimento de prazos;

• O feedback do seu cliente;

• O controle de qualidade e reclamações, entre outras necessidades da empresa.

Uma análise e definição de estratégias devem ser frequentes, já que tudo é registrado, compartilhado e transparente. Mesmo as pequenas falhas podem gerar impactos negativos para a organização.

 

A B2BNetwork é especialista no desenvolvimento de soluções que agregam valor ao seu negócio. Quer conhecer mais dicas de gestão? Confira nosso artigo sobre a importância da gestão de projetos para as micro e pequenas empresas.

 

Photo by Freepik

 

 

Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação, atuando há muitos anos em TI e pelo menos 15 anos em em sistemas integrados de gestão e produtividade empresarial.
    

 




Soluções web para gestão de negócios!

 

PLATAFORMA PARA GESTÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS

Com a Plataforma de Gestão B2BNetwork, você tem módulos para vender, treinar, gerenciar, organizar, acompanhar e gerir sua empresa.

Clique aqui e nos envie seus dados que ligarmos para você!

Voltar