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Qualidade de Produtos e Serviços: qual o seu impacto no consumidor e na concorrência?

Pensar na qualidade dos produtos e serviços oferecidos por sua empresa pode ser crucial para o sucesso da sua empresa. Confira o artigo completo para entender o porquê.

Com um público cada vez mais conectado e crítico, dispostos a expressar suas opiniões e avaliações sobre tudo o que há na internet, de produtos a experiências. A qualidade está na mira dos consumidores.

Como tudo isso realmente funciona? Quais os impactos desse cenário em seu negócio? Continue a leitura e conheça as respostas para essas questões.

 

Como a qualidade é percebida?

O cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, é guiado pela satisfação. Um conjunto de fatores que, consciente ou não, nos leva a gostar de um produto ou serviço por diferentes razões, seja a velocidade da resolução, a estética, a eficiência ou pelo atendimento acima da média. Se bem executados, maiores são as chances dos produtos/serviços agradarem o seu cliente no final.

Conquistar a satisfação do cliente não é uma tarefa fácil. Basta uma falha para comprometer o esforço de toda a equipe, ofuscando os pontos positivos. Pensar na experiência do cliente e manter processos perfeitamente alinhados é essencial para o sucesso da empresa.

 

A qualidade vai além do produto

É comum encontrar empresas que fornecem um ótimo produto, mas pecam no atendimento ao cliente, processos logísticos e financeiros. Em alguns casos, a fidelidade do cliente só existe graças ao tempo de experiência no mercado. No entanto, notamos a fragilidade desse elo entre empresa e consumidor assim que a concorrência entra em jogo.

Quantas lojas perderam público após o nascimento dos e-commerces? Quantos bancos tradicionais perderam parte de seu reinado com o surgimento das fintechs? São empresas que analisam as dores dos clientes e encontram oportunidades de negócio capazes de resolvê-los.

A mera consciência da necessidade do controle de qualidade do seu produto/serviço já é um grande passo à frente de muitas empresas, mas é preciso proatividade e criatividade para captar as carências do público rápido e solucioná-las a tempo.

 

Mire na Experiência do Consumidor

As redes sociais e sites voltados para a experiência do consumidor, como o Google Meu Negócio, Linkedin, Facebook e Instagram, facilitaram o acesso à opinião pública sobre uma empresa, produto ou serviço. Esse foi um grande passo na mudança de comportamento do consumidor.

Como clientes, tendemos a investir nosso tempo e dinheiro naquilo que transmite segurança. Logo, cabe as empresas ouvir, entender as dores do cliente, avaliar e corrigir as falhas, melhorando a experiência do consumidor.

 

Controle de ponta a ponta

O controle de qualidade deve estar presente em cada processo de sua empresa, complementado com uma rotina de acompanhamento e desenvolvimento de planos de ação, que devem ser criados com essa mesma velocidade.

Assim, concluímos que a qualidade influencia tanto a decisão de compra dos consumidores, quanto no sucesso de sua empresa. Não é sempre que ganharmos uma segunda chance para mostrar o potencial da empresa, por isso, não refletir sobre a qualidade dos produtos e serviço, sobre as dores dos clientes e como solucionar pode eliminar grandes oportunidades de crescimento e destaque no mercado.

 

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Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação, atuando há muitos anos em TI e pelo menos 15 anos em em sistemas integrados de gestão e produtividade empresarial.
    

 




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