
Atualmente existem no mercado diversos sistemas de apoio à gestão, com preços, tamanho e porte diferentes, mas que, apesar dessas diferenças, funcionam de forma muito similar. A maior parte desses sistemas tem custo de implantação e manutenção elevada e foram desenvolvidos pensando nas grandes empresas.
As Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) organizam-se de forma distinta se comparadas às empresas de maior porte, pois possuem interesses e necessidades de gestão específicas e não dispõe de recursos financeiros suficientes para implantação e manutenção desses sistemas. Para elas, a utilização dos sistemas atualmente disponíveis é inacessível e ineficiente.
Outras propostas de software têm surgido no mercado para atender de forma online e são mais direcionados a atender partes específicas do negócio. Uns atendem a área comercial, outros a área financeira, de projetos etc., são bem mais baratos, mas deixam a empresa vulnerável, pois, não entregam a visão do negócio como um todo.
Nas MPEMs os recursos disponíveis para investimento em sistemas de informação são limitados, principalmente pelo fato que 70% do custo total dos sistemas são devidos aos custos de capacitação contínua de pessoal, modernização e manutenção constante da infraestrutura de T.I.
Para implantação de um sistema de ERP internamente, é necessária uma estrutura de servidores, rede de dados estruturada, backup de dados e energia e a manutenção disso tudo. Neste sentido, uma alternativa crescente no mercado é a adoção de sistema SAAS - Software as a Service, ou software como serviço, segundo definição de SANGJAE (2013, p. 553-561).
Venho publicando vários artigos sobre este assunto, mas especificamente em um deles, publicado em (2020, online) intitulado “SIGE - Sistemas Integrados de Gestão Empresarial ganhos e algumas vantagens em relação aos ERPs tradicionais” destaco que:
[...] A solução de Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE) propõe uma revisão no conceito de sistema de gestão, oferecendo um sistema completo, modular, de preferência online, com proposta de preço acessível e incorporado a um modelo de negócio baseado em escala e pensado especificamente para o segmento das MPMEs. Na estrutura proposta pelo SIGE é atender diversos setores e departamentos das empresas e ainda como benefício adicional, poder contratar somente módulos ou as funcionalidades necessárias, não precisando contratar um sistema inteiro, como acontece hoje com os ERPs. Outro ponto muito importante a ser considerado é que neste formado apresentado, não há custos referentes à infraestrutura interna ou externa e o preço deve estar alinhado com as possibilidades de investimento das empresas. [...]
A solução de Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE) propõe uma revisão no conceito de sistema de gestão, oferecendo um sistema completo, modular, de preferência online, com proposta de preço acessível e incorporado a um modelo de negócio baseado em escala e pensado especificamente para o segmento das MPMEs. Na estrutura proposta pelo SIGE é possível atender diversos setores e departamentos das empresas e ainda como benefício adicional e poder contratar somente módulos ou as funcionalidades necessárias, não precisando contratar um sistema inteiro, como acontece hoje com os ERPs. Outro ponto muito importante a ser considerado é que neste formado apresentado, não há custos referentes à infraestrutura interna ou externa e o preço deve estar alinhado com as possibilidades de investimento das empresas.
Além dessas características, o SIGE deve oferecer aos clientes, a capacitação necessária para sua operação do software gratuitamente, enquanto os ERPs tradicionais cobram dos clientes esses treinamentos.
Considerando o cenário de globalização, redes de parcerias e o enorme volume de informações que fluem dentro e entre as MPMEs, cada vez mais essas empresas têm necessitado e adotado sistemas de gestão empresarial, com vistas a melhorar a competitividade por meio de redução nos custos operacionais e aumento da produtividade.
SOBRE O E-BOOK:
Meu objetivo com este e-book é mostrar, quanto os sistemas de gestão empresarial (SIGE) têm uma importância inegável no sucesso das empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas. Vou explanar como esses sistemas têm sido importantes para a flexibilidade, produtividade e apoio à decisão e ganhos trazidos por sua utilização nas empresas. Porém, a implantação de sistemas dessa natureza, normalmente implicam em despesas e em riscos elevados. Através de pesquisas realizadas, apresentarei as deficiências básicas das empresas e como um sistema integrado de gestão empresarial, pode colaborar e organizar a “vida” de uma empresa no seu dia a dia. Além disso, contando com este novo cenário atual do mundo (em 2020/2021 estamos passando por uma pandemia chamada COVID-19) o trabalho remoto ou home office, se tornou realidade e cada vez mais esse tipo de sistema se faz necessário para organizar processos, pessoas, produtos e serviços em uma empresa.

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação. Atuando há muitos anos em TI e há pelo menos 15 anos em sistemas integrados de gestão e produtividade empresarial.
![]()
![]()
Soluções web para gestão de negócios!
Com a Plataforma de Gestão B2BNetwork, você tem módulos para vender, treinar, gerenciar, organizar, acompanhar e gerir sua empresa.