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E-book: Sistemas Integrados de Gestão Empresarial: Benefícios e Vantagens para seu negócio - Parte 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Quando voltamos ao ponto de análise de um SIGE, observamos a forma como ele trabalha, os benefícios que ele traz para o negócio, vejo isso como imprescindível para um negócio. Pensando que um SIGE seja modular, facilita ainda mais a organização, pois este sistema tem módulos que atendem especificamente departamentos e funções / operações dentro de uma empresa. Vamos simular abaixo um fluxo de informação dentro de um sistema desse tipo.

Uso um exemplo de uma rede de franquias, que comercializa unidades de sua franquia para os interessados. Esse exemplo também se compararia a uma empresa de engenharia, uma construtora, uma indústria, uma consultoria, empresa de serviços etc. Vamos começar pelo ponto de captação de um lead e vamos até a fase de continuidade do negócio no dia a dia.

Fluxo de operação: 1 - Captação de um lead através de um FORMULÁRIO na internet, no site ou em uma rede social; 2 - Conversão deste lead em prospect na área comercial, lançando-o em uma solução de CRM; 3 - Demonstrado o interesse, é gerado uma PROPOSTA formal para este prospect; 4 - Ele aceitando a proposta, é gerado um CONTRATO para formalização entre as partes. O sistema passa a monitorar vencimentos e prazos de renovação; 5 - Contrato e Propostas vão para o FATURAMENTO onde notas fiscais e faturas são lançadas; 6 - Imediatamente estes lançamentos são oficializados no módulo de CONTAS A RECEBER; 7 - Inicia-se aqui o processo de implantação da unidade franqueada e um gestor de TAREFAS e PROJETOS é utilizado para tal controle; 8 - Treinamentos e capacitação de franqueados e funcionários das unidades são realizados através de um EAD; 9 - Documentos, normas, procedimentos, tutoriais, manuais, etc são disponibilizados em um GED – Gestão Eletrônica de Documentos; 10 - Solicitações, requisitos, e suporte são lançados e controlados em um sistema de HELPDESK; 11 - Um PAINEL DE INDICADORES é utilizado pelos administradores e gestores para terem uma visão geral do negócio e da empresa.

Claro que aqui nem entramos detalhadamente em área financeira, pessoas e recursos humanos e pessoas, pesquisas, qualidade, comunicação, marketing, produção etc., que são departamentos comuns em uma empresa que tem que ser suportado pelos SIGE.

Um último ponto, mas não menos importante, é a gestão de cadastros e dados unificados. Imagine tudo isso que citei acima sendo gerido por sistemas independentes e que não se conversam. As informações com certeza estarão fragmentadas, desatualizadas e muitas vezes erradas.

Dentro de um SIGE, estas informações estão todas unificadas, centralizadas e possibilitando indicadores muito mais reais e corretos. Além disso, qualquer mudança, atualização nas informações, são visualizadas imediatamente por toda a empresa.

Estes dados e informações apontadas anteriormente, em conjunto com minha experiência profissional, confirmam que uma empresa, para sobreviver e prosperar, deve ter um SIGE pelo menos nas áreas críticas e de controle da empresa. Mas uma empresa que quer ter sucesso, tem que ir além disso. Ela deve planejar, organizar suas operações, controlar seus fluxos de trabalho, informações, processos internos com base em um sistema de gestão, pois, sem isso não há como gerenciar pessoas, processos, produtos/serviços e tantos outros stakeholders, como clientes, fornecedores, infraestrutura etc.

Além disso quando a empresa passa de um estágio de vida, todas estas informações têm que estar conectadas e sendo transitadas de forma integrada. Um SIGE que permita isso, com certeza traz ganhos, produtividade e com certeza lucratividade para a empresa.

Afirmar isso pode ser muita pretensão, mas não é. São números, muita prática e experiência além de uma vasta literatura que confirmam isso. Empresas que possuem sistemas de gestão são mais organizadas, tem histórico das informações, muito mais controle da operação e são mais bem geridas que as empresas que não possuem esse tipo de ferramenta.

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial com certeza são o melhor caminho para o sucesso de um negócio.

 

 

SOBRE O E-BOOK:

Meu objetivo com este e-book é mostrar, quanto os sistemas de gestão empresarial (SIGE) têm uma importância inegável no sucesso das empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas. Vou explanar como esses sistemas têm sido importantes para a flexibilidade, produtividade e apoio à decisão e ganhos trazidos por sua utilização nas empresas.  Porém, a implantação de sistemas dessa natureza, normalmente implicam em despesas e em riscos elevados. Através de pesquisas realizadas, apresentarei as deficiências básicas das empresas e como um sistema integrado de gestão empresarial, pode colaborar e organizar a “vida” de uma empresa no seu dia a dia. Além disso, contando com este novo cenário atual do mundo (em 2020/2021 estamos passando por uma pandemia chamada COVID-19) o trabalho  remoto ou home office, se tornou realidade e cada vez mais esse tipo de sistema se faz necessário para organizar processos, pessoas, produtos e serviços em uma empresa.

 

 

Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação. Atuando há muitos anos em TI e há pelo menos 15 anos em sistemas integrados de gestão e produtividade empresarial.
    

 




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