B2BNetwork > Soluções web para gestão de negócios!

A solução de gestão empresarial mais completa do mercado! Usuários ilimitados, modular e integrada para lhe anteder hoje e no seu crescimento futuro. Fluxo de informações totalmente integrado entre áreas da empresa, integrando equipes, colaboradores, clientes e fornecedores. Online e modular para GESTÃO de pessoas, processos, produtos e serviços na empresa. As informações fluem pelos departamentos de forma organizada e com histórico permanente. comercial@b2bnetwork.com.br https://www.b2bnetwork.com.br/dash/uploads/cliente/logo_site.png (19) 2121-0501 Rua das Orquídeas, 777 – Condomínio Office Premium / Sala 802 Business / Jardim Pompéia / Indaiatuba / SP – Cep: 13.345-040 pt-BR
+55 (19) 2121.0501 Contate-nos!

E-book: Contratar um sistema unificado ou contratar sistemas individualizados - o que é melhor para a empresa - Parte 1

INTRODUÇÃO

Uma empresa precisa gerenciar suas informações, históricos de transações das mais diversas e gerenciar os fluxos das informações entre departamentos e pessoas. É certo que ela precisa de um sistema de gestão para isso, onde seus processos estarão todos digitalizados. Mas qual sistema uma empresa deve contratar?

Esta decisão é difícil de ser tomada, principalmente quando se trata de custos x funcionalidades. Muitos destes softwares são gratuitos e tem limites de funcionalidades e em algum momento esse gratuito pode se tornar um problema. Por outro lado, temos softwares mais completos e integrados, mas isso tem um custo logo na contratação. Em ambos os casos, não estou falando somente de custo financeiro, mas sim de todos os custos envolvidos direta e indiretamente, como tempo dedicado de equipes, pessoas que focaram seus esforços para implantar aquele ou este software.

Há um problema maior ainda que deve ser analisado pela empresa que fará a contratação de um modelo ou outro de software: como as informações estarão dispostas nestes softwares.

Isso nos leva a perguntar:

  • Estarão integradas e disponíveis entre os departamentos da empresa?
  • As informações estarão centralizadas ou fracionadas em cada sistema em uso?
  • Todos poderão consultar as informações ou somente alguns colaboradores?
  • O cliente pode acompanhar os processos em tempo real?
  • As informações estão seguras?
  • A organização de dados e informações são consistentes ou em cada parte do software existem duplicidade ou falta de informação?

 

Segundo Kubina2020, retirado do resumo disponível em <http://hdl.handle.net/10400.14/31307> (tradução livre), a transformação digital nas empresas é inevitável para que elas continuem a existir:

“A transformação digital é fundamental para a existência das empresas e proporciona uma série de novas oportunidades. No entanto, iniciar qualquer transformação organizacional eficaz que forneça orientação estratégica é um desafio de gestão excepcional e altamente complexo. Os líderes empresariais estão frequentemente conscientes das mudanças transformadoras que surgem, mas muitos não conseguem compreender o fenômeno e lutam para reconhecer o principal motor para se tornarem uma organização digitalmente madura.”

O resultado de sua pesquisa, retirado do resumo disponível em <http://hdl.handle.net/10400.14/31307> (tradução livre), mostra que:

[...] embora as dimensões relativas à implementação de novas tecnologias ou à digitalização de processos estejam bem desvendadas nas empresas, raramente é pré-existente uma mentalidade digital totalmente enraizada na cultura empresarial com atividades de colaboração, incluindo parceiros externos.

Considerarei alguns pontos de análise para criarmos uma linha que chamo aqui de “complexidade da gestão”, que é composto por alguns pontos:

  • Volume de processos internos;
  • Formato dos fluxos de processos de trabalho (workflow);
  • Volume de colaboradores;
  • Volume de clientes e fornecedores;
  • Grau de Transformação e Maturidade Digital – com base nas práticas do DMM (do inglês “Digital Maturity Model”) desenvolvidas pelo TMForum;

No quesito dos fluxos de processos de trabalho ou processos operacionais, Kely, Mike (2012. p.7) aplica o seguinte conceito em uma empresa para que estes fluxos reflitam no software de gestão:

“Os fluxos de processos de negócios são um fator chave no ciclo de vida de desenvolvimento metodologia, uma vez que fornecem as interações e troca de informações entre os processos que fazem parte dos fluxos. Além disso, esses fluxos de processos de negócios são uma ferramenta chave para identificar os pontos chave e implementar a integração entre o software de gestão e os componentes que implementam esses processos de negócios.”

Levando em consideração este contexto, é importante garantir os fluxos dos processos de negócios reflitam as regras da estrutura e as melhores práticas e, no final das contas, as soluções de integração projetadas a partir dos fluxos também incorporam essas práticas recomendadas.

Farei uma correlação desta complexidade dos fluxos de gestão aos modelos de sistemas de gestão empresarial, para podermos ver em quais modelos podemos trabalhar com sistemas independentes e sistemas integrados.

 

 

SOBRE O E-BOOK

Já é fato que uma empresa não terá sucesso ou crescimento se não utilizar de sistemas de gestão empresarial, para organizar seus fluxos de pessoas, processos, produtos e serviços. Este e-book foi desenvolvido com a finalidade de demonstrar qual sistema uma empresa deve contratar, de acordo com seu porte de operação e investimento. No mercado existem muitos softwares, aplicativos, sistemas, soluções etc., que se propõe a organizar e gerir uma empresa, ou parte dela – como um departamento - ou ainda um processo específico dela. Este ponto e outros assuntos serão tratados no decorrer deste trabalho de conclusão de curso, onde farei uma abordagem dos modelos empregados de acordo com o porte de empresas, em uma correlação direta com o Modelo de Maturidade Digital do TMFórum. Qualquer empresa hoje, tem que estar “digitalizada” ou em processo de digitalização e o modelo de maturidade digital, permite identificar como a empresa está dentro deste processo. Isso nos permitirá também fazer uma correlação com a complexidade de sua gestão e chegarmos à conclusão que empresas conseguirão sobreviver e serem perenes se tiverem uma boa gestão baseada em gestão e sistemas informatizados de apoio à essa gestão.  

 

 

Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação. Atuando há muitos anos em TI e há pelo menos 15 anos em sistemas integrados de gestão e produtividade empresarial.
    

 




Soluções web para gestão de negócios!

 

PLATAFORMA PARA GESTÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS

Com a Plataforma de Gestão B2BNetwork, você tem módulos para vender, treinar, gerenciar, organizar, acompanhar e gerir sua empresa.

Clique aqui e nos envie seus dados que ligarmos para você!

Voltar