B2BNetwork > Soluções web para gestão de negócios!

A solução de gestão empresarial mais completa do mercado! Usuários ilimitados, modular e integrada para lhe anteder hoje e no seu crescimento futuro. Fluxo de informações totalmente integrado entre áreas da empresa, integrando equipes, colaboradores, clientes e fornecedores. Online e modular para GESTÃO de pessoas, processos, produtos e serviços na empresa. As informações fluem pelos departamentos de forma organizada e com histórico permanente. comercial@b2bnetwork.com.br https://www.b2bnetwork.com.br/dash/uploads/cliente/logo_site.png (19) 2121-0501 Rua das Orquídeas, 777 – Condomínio Office Premium / Sala 802 Business / Jardim Pompéia / Indaiatuba / SP – Cep: 13.345-040 pt-BR
+55 (19) 2121.0501 Contate-nos!

E-book: Contratar um sistema unificado ou contratar sistemas individualizados - o que é melhor para a empresa - Parte 2

GRAU DE TRANSFORMAÇÃO E MATURIDADE DIGITAL

Vou explanar sucintamente sobre o DMM do inglês “Digital Maturity Model”, mas não em sua profundidade e detalhamento, pois, isso é um tema muito mais extenso.

Modelo de Maturidade Digital (DMM)

O modelo de maturidade digital do TM Fórum oferece uma abordagem prática para a transformação dos negócios em digitais. Ele foi criado por pesquisadores do setor, provedores de serviços de comunicação (CSPs), empresas de tecnologia e firmas de consultoria globais que reuniram seu conhecimento e experiência para criar um modelo de identificação da maturidade digital de uma empresa, e determinar o caminho que ela tem que percorrer, seja em processos internos, seja em investimento para atingir um grau de controle digital do negócio. Relaciono isso ao tema deste trabalho, pois, esta análise nos ajuda a entender o processo de uso de sistemas e como a estruturação deles pode ajudar a empresa a atingir a tão desejada maturidade digital.

Fases da Maturidade Digital

O modelo de maturidade digital é dividido em seis categorias. Texto abaixo tirado do site do TMForum (https://www.tmforum.org/ - em tradução livre):

Cliente - proporcionando uma experiência em que os clientes veem a organização como seu parceiro digital usando seus canais preferidos de interação para controlar seu futuro conectado online e offline.

Estratégia - Foco em como o negócio se transforma ou opera para aumentar sua vantagem competitiva por meio de iniciativas digitais; está embutido na estratégia geral de negócios.

Tecnologia - sustenta o sucesso da estratégia digital ajudando a criar, processar, armazenar, proteger e trocar dados para atender às necessidades dos clientes com baixo custo e despesas gerais.

Operações - Execução e evolução de processos e tarefas utilizando tecnologias digitais para direcionar o gerenciamento estratégico e aumentar a eficiência e eficácia dos negócios.

Cultura, Pessoas e Organização - Definir e desenvolver uma cultura organizacional com processos de governança e talento para apoiar o progresso ao longo da curva de maturidade digital e a flexibilidade para atingir seus objetivos de crescimento e inovação.

Dados - avalia a capacidade da organização de forma estratégica e operacional de usar ativos de dados e informações de maneira ética e eficaz para maximizar o valor do negócio.

 

Em sua publicação Anderson, Christine (2018)[1], faz um aprofundamento das fases da maturidade digital e da correlação de gestão que vão muito além do citado aqui.

 

 

 

SOBRE O E-BOOK

Já é fato que uma empresa não terá sucesso ou crescimento se não utilizar de sistemas de gestão empresarial, para organizar seus fluxos de pessoas, processos, produtos e serviços. Este e-book foi desenvolvido com a finalidade de demonstrar qual sistema uma empresa deve contratar, de acordo com seu porte de operação e investimento. No mercado existem muitos softwares, aplicativos, sistemas, soluções etc., que se propõe a organizar e gerir uma empresa, ou parte dela – como um departamento - ou ainda um processo específico dela. Este ponto e outros assuntos serão tratados no decorrer deste trabalho de conclusão de curso, onde farei uma abordagem dos modelos empregados de acordo com o porte de empresas, em uma correlação direta com o Modelo de Maturidade Digital do TMFórum. Qualquer empresa hoje, tem que estar “digitalizada” ou em processo de digitalização e o modelo de maturidade digital, permite identificar como a empresa está dentro deste processo. Isso nos permitirá também fazer uma correlação com a complexidade de sua gestão e chegarmos à conclusão que empresas conseguirão sobreviver e serem perenes se tiverem uma boa gestão baseada em gestão e sistemas informatizados de apoio à essa gestão.  

 

 

Paulo Sousa

PAULO SOUSA
Empreendedor por paixão, gestão e marketing por formação. Atuando há muitos anos em TI e há pelo menos 15 anos em sistemas integrados de gestão e produtividade empresarial.
    

 




Soluções web para gestão de negócios!

 

PLATAFORMA PARA GESTÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS

Com a Plataforma de Gestão B2BNetwork, você tem módulos para vender, treinar, gerenciar, organizar, acompanhar e gerir sua empresa.

Clique aqui e nos envie seus dados que ligarmos para você!

Voltar